“Trate as pessoas como você gostaria que fosse tratado!”

Certamente você já ouviu esta frase antes, não é mesmo? E na sua concepção, isto é certo ou errado?Como sabemos,  as pessoas não são iguais, sendo assim, é no mínimo  interessante que você as trate como elas merecem ou gostariam de  ser tratadas. Segundo Willian Moulton Marston, Doutor em Psicologia de Harvard e criador da personagem “Mulher Maravilha”, estamos distribuídos universalmente em 4 perfis : Dominante, Influente, Estável e Conforme (DISC). Conhecê- los  é de fundamental importância:

Dominante:  Comportamento mais dominante, rápido, ousado, e competitivo. Orientado para ação e para os prazos envolvidos

Influente : Comportamento mais comunicativo e amigável, descontraído. Orientado para as pessoas e com tendência a influenciá-las.

Estável: Comportamento mais estável, paciente e conciliador. Orientado para buscar o equilíbrio e a harmonia nos relacionamentos e ambientes.

Conforme: Comportamento mais cauteloso, exigente e detalhista. Orientado para fazer as coisas com precisão e qualidade.

O autoconhecimento do perfil comportamental tem inúmeras importâncias,  tais como: reconhecer seus pontos fortes e pontos a melhorar, os valores que o motivam, seu estilo de liderança, pontos de estresse, assimilar informações e fazer escolhas. Não menos importante é perceber e/ou reconhecer o perfil comportamental do outro; facilita a identificação dos pontos fortes e fracos, direcionamento da pessoa certa para cada tarefa, uma melhora significativa nas relações interpessoais e maior efetividade em nossa comunicação. Na Odontologia, em termos práticos do nosso dia a dia de Clínica ou consultório, o que ganhamos com isso?

  • Diminuição das chances de erros em nossas contratações (perfil certo para a função pretendida)
  • Só de compreender o perfil comportamental do cliente, um aumento imediato de30% nos fechamentos das avaliações e satisfação dos mesmos.
  • Ganhos notáveis nas relações interpessoais com a equipe, tanto entre os pares quanto do Líder/Gestor e liderados.
  • Aumento da positividade no clima organizacional

Mediante todas essas considerações, abrace esse diferencial e amplie seus horizontes…Muito Sucesso!!!

Rodrigo Ribeiro / CRO-MG 18982
Pós graduado em Ortodontia e Ortopedia facial dos Maxilares –  ABO-Pouso Alegre/MG
Pós Graduado em Gestão estratégica em Marketing – PUC/MG
Master Practitioner em PNL – IBRAPNL
Master Coach – FEBRACIS
Analista de Perfil Comporamental  CIS ASSESSMENT – FEBRACIS